Yin Yang – Dois Lados da Mesma Moeda

Home/Yin Yang – Dois Lados da Mesma Moeda

Yin Yang

Por: Calebe Piccoli Camargo

Sempre vemos várias referências ao Yin Yang, tanto nas Novels, como em filmes e outros meios de comunicação.

Ela é muito conhecida no ocidente, sua fama se deu pela difusão das religiões orientais e pela explosão de interesse criada por filmes antigos de artes marciais orientais, tais como Karate Kid que faz parte da infância de toda uma geração.

Sendo assim, várias pessoas buscaram compreender melhor a cultura por detrás de tais Artes Marciais, onde encontraram uma filosofia complexa e profunda.

Nesta filosofia, conhecida como Taoismo, existem dois conceitos, o Yin e o Yang.

O Taoismo é uma tradição filosófica e religiosa, originária da china. Sua premissa está na vida em harmonia com o Tao, o termo em chinês significa “caminho”, “via” ou “princípio” e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.

A principal obra do Taoismo é o Tao Te Ching, onde existem vários ensinamentos sobre o Tao, unindo a explicação da criação de tudo até a mais simples das emoções e dos acontecimentos que nos cercam.

Dentro disso, está escrito o conceito de Yin e Yang.

Segundo a obra Tao Te Ching, dois princípios ou substâncias são o que vitaliza todo o universo, sendo que a combinação de ambos da origem ao Tao.

O Yang, também conhecido como Luz, Calor, Criativo e Masculino, existe especialmente concentrado no céu.

O Yin, também conhecido como Sombra, Frio, Receptivo e Feminino, existe especialmente concentrado na Terra.

Estes dois conceitos expõem a dualidade existente no universo.

O Yin Yang são as duas forças fundamentais, que se opõem, mas que se complementam, as quais se encontram em todas as coisas. O Yin é o princípio feminino, noite, Lua o qual precisa do fogo para iluminar e aquecer na fria escuridão noturna. O Yin é a passividade e a absorção.

O Yang é o princípio masculino, Sol que precisa de Água, para refrescar o calor insuportável, dia, a Luz e atividade.

Sendo assim, cada Ser, objeto ou pensamento, necessita de um complemento para sua existência e esse complemento existe dentro de si. Dessa forma, conclui-se que nada existe em seu estado puro: nem na atividade absoluta, muito menos na passividade absoluta, mas sim em uma transformação contínua. Onde nada o que foi ontem será amanhã, tudo se transforma.

Além disso, qualquer ideia, opinião ou pensamento, podem ser vistos como seus opostos se observadas de pontos de vistas diferentes. Neste sentido, a categorização seria apenas uma conveniência, já que o que é para um, não necessariamente é para o outro.

Yin Yang representam duas formas, completamente opostas, mas onde uma não vive sem a outra, a vida não continua somente com um destes conceitos, mas necessita da harmonia perfeita, entre ambos, para que o mundo seja mundo, para que o universo exista, para que tudo seja o que é.

Contribua com o novo site da Saikai Scan
By | 2017-08-02T16:31:22+00:00 02/08/2017 as 4:29|Curiosidades|7 Comments

About the Author:

Scryzz
Gamer, Otaku e Trophy Hunter. Fã absoluto de One Piece, Dragon Age, CSR, TDG, PS3, PS4, PSV, Cinema, Música e, é claro, Linkin Park!
  • rafael1295

    Se Yin é feminino como pode ser passivo?

    • Calebe

      Acho que confundiu passivo com ativo amigo… Passivo é quem sofre a ação, ativo é quem faz a ação.

  • Arthur Queiroz

    E se um Artista Marcial (Nas Novels) for um Homem e pratica o Yin, e quer aprender o Elemento Fogo que é Yang, como é que fica?

    • Calebe

      Depende da novel dai, do sistema de cultivo dela…

    • Augusto Montauriol

      então… nas novels que eu li, é raro homens praticando tecnicas Yin, e eu certamente não me lembro de um fogo yin talvez algo como o amaterasu do Itachi (naruto) kkkk

    • Mateus Santos

      Homem (nas novels que li) sempre são yang, (ATG, TDG), eles não praticam o Yin propriamente dito, pois seria incoerente, oq acontece seria que alguma técnica deles precisa da energia Yin para desenvolver. Uma novel q trabalha bem isso (quase pro literal) é Against the Gods.
      Algumas novels associam diretamente as técnicas ao elemento Yin e Yang, mas por padrão, homem é sempre Yang e caso precisa de Yin para algo, ele pode treinar (ex: de noite em lugares frios, algum lugar q tenha mt energia Yin, e ele circula essa energia no corpo dele).
      Mas recomendo Against the gods, sobre aspecto disso eles trabalham mt bem. TDG tem citações, e as outras nunca vi isso tão bem fundamentado.
      MAAAAS como o Calebe disse: Depende da novel e do sistema de cultivo dela ;*

    • Lucas Gabriel

      Eu também nunca vi alguma novel com um homem que pratica o yin. No máximo, ele pega o yin vital da mulher, usando-o para aumentar seu cultivo.

Avada WordPress Themes