Desvendando o Dao 02 - Wuxia, Xianxia ou Xuanhuan?

Desvendando o Dao 02 - Wuxia, Xianxia ou Xuanhuan?

Fala galerinha!

Voltamos com mais um Desvendando o Dao, o seu novo post de curiosidades favorito de todas as quartas. (Como se tivesse mais algum =p)

Semana passada eu falei um pouco sobre a origem da expressão Monte Tai (para quem não viu pode acessar o link aqui), mas essa semana vou dar um passo para trás e tentar explicar algo mais geral sobre as novels. Qual a diferença entre os gêneros de novels, Wuxia, Xianxia e Xuanhuan?

Antes de tudo, vamos olhar na etimologia de cada palavra. Wuxia (武俠) contém os caracteres 武 (wu= arte marcial) e 俠 (xia= herói). Xianxia (仙侠) contém os caracteres 仙 (Xian= imortal) e 侠 (xia= herói). Xuanhuan (玄幻) também contém dois caracteres 玄 (Xuan= misterioso) e 幻 (huan= fantasia).

Vamos começar com o clássico, Wuxia. Como o próprio nome já diz, essas são histórias de heróis de artes marciais. Esse gênero literário chinês é o precursor de tudo e é o clássico que todos conhecemos dos filmes de TV, como o Tigre e o Dragão, o Clã das Adagas Voadoras, etc. Esse é um gênero muito popular na China e foi responsável por vários clássicos da literatura, como Legends of Condor Heroes, The Book and the Sword, A Hero Born(não sei se eles tem uma tradução definitiva para o português, por isso deixei os nomes em inglês), entre outros. Esses romances foram os que moldaram todas as obras de arte envolvendo artes marciais. Eles foram também os precursores das Web Novels que tanto gostamos de ler e ainda existem nos dois formatos, tanto digital quanto em livros físicos.

O estilo do Wuxia são fantasias em que os heróis são praticantes de artes marciais e conseguem realizar feitos sobrehumanos utilizando seu Chi e força física após anos de treinamentos. O Wuxia tende a ser o mais realista dos gêneros, os personagens apenas conseguem pular um pouco mais alto, ou correr um pouco mais rápido, lançar suas espadas em certos ângulos assim como no filme o Tigre e o Dragão (para quem não assistiu e quer ter uma ideia, aqui tem um vídeo com uma cena de luta para entenderem). O termo ficou muito conhecido no meio das novels depois que foi utilizado pela WuxiaWorld, porém eles não tem quase nenhum (ou nenhum se não me engano) wuxia no catálogo deles.

Agora vamos para o Xianxia. Esse é o que estamos mais acostumados de ver aqui na Saikai e representa boa parte das Novels que temos. Como o nome já diz, é uma história sobre heróis imortais. Mas esse termo imortal não quer dizer sempre que não morre ou que não pode ser morto, mesmo esse sendo o caso várias vezes. O imortal desse caractere está mais ligado a seres mitológicos. Por isso que nas novels Xianxia o personagem principal geralmente acaba virando praticamente um deus ao final da história. O gênero Xiaxia sempre envolve métodos de cultivo, pelo qual os personagens vão se fortalecendo e aumentando o nível de poder (e de absurdo junto). Então eles sempre começam quebrando árvores, depois montanhas, depois planetas e assim por diante. Alguns até chegam no nível de controlar o universo e fazerem o que quiserem. As novels Xianxia geralmente envolvem várias das mitologias das religiões orientais, como taoísmo, hinduísmo, budismo, etc. Como exemplos, temos várias novels na Saikai que seguem esse estilo: Martial World, Panlong, A Will Eternal, Tales of Demons and Gods e até mesmo nossa GNM{{o ScryzZ vai ficar me devendo o dinheiro do merchan!}} brasileira se encaixa nessa classificação.

Por fim, temos o Xuanhuan. Esse gênero não parece ser muito forte na China, mas as novels chinesas e coreanas tem mais destaque aqui. Ele é muito parecido com o Xianxia, mas o detalhe é que se passa em um mundo basicamente ocidental e feudal. São histórias de cavaleiros com magia e criaturas fantásticas, não que sempre esse seja o cenário, é só o mais normal. Esse gênero também tem algo parecido com o cultivo, mas não leva esse nome e nem tem elementos do taoísmo. Aqui na Saikai eu sei de algumas que se encaixam nesse gênero como Red Storm e Monarch of Evernight. Não sei se tem mais novels pois não acompanho todas, mas quem lê ou leu sabe como funciona, elas tem um sistema de nível que é um cultivo, mas não é um cultivo, os elementos das histórias são bem ocidentais (Em RS o personagem principal é do deserto, mas eles estão cercados de ‘feudos’ e em MOE é steampunk com vampiros e lobisomens, não tem como não falar que é ocidental XD).

É claro que existem muitos outros tipos de novels por aí, mas como o nome do segmento é Desvendando o Dao, eu tratei apenas daqueles que envolvem o cultivo de alguma forma. Existem novels sobre todos os tipos de assuntos, medicina, esportes, culinária, romances românticos, slice of life, etc.

Bom, por hoje é só, obrigado a todos que voltaram, bem vindos aqueles que descobriram agora e até quarta que vem! 

Boa leitura e bom cultivo à todos!

Por Luis Gimenes | 02/10/2019 às 11:36 | 8 Comentários
Compartilhe: