Desvendando o Dao 06 - Cultivando o que?

Desvendando o Dao 06 - Cultivando o que?

Fala, galerinha!

Estamos de volta com mais um Desvendando o Dao, aquele post de curiosidades para quem tá sem ter o que ler por que já leu tudo que tinha na Saikai até agora.

Hoje, vamos tratar de um assunto muito conhecido neste mundo das novels chinesas da Saikai, o Cultivo. Mas afinal, o que é o esse tal de cultivo?

Bom, como falei em um post anterior, os autores chineses se apropriam de palavras já existentes para suas novels, e isso é algo muito comum até mesmo se formos pensar em nos nossos romances e jogos ocidentais, afinal, paladinos não eram seres que invocavam o poder divino para atacar, pelo menos não literalmente.

Acredito que a maioria que está aqui já leu bastante aqui na Saikai para ter uma ideia sobre como funciona o cultivo, mas vou dar uma explicada caso alguém acabou aqui meio perdido. O cultivo é uma forma dos personagens conseguirem utilizar poderes mágicos, seja estendendo sua expectativa de vida, aumento de força física e até mesmo controle de várias formas de energia. Essa magia pode ser alcançada de várias formas, através de meditação, absorvendo energia natural, usando artefatos, itens especiais, ou se você passar para o lado negro da força, absorvendo pessoas, sangue, almas.

Tirando isso do caminho, vamos passar para o assunto de hoje. Tudo bem, a gente entende o que é o cultivo, mas por que essa palavra: Cultivo? Para entendermos, vamos dar uma olhada em como esse termo aparece nas novels em chinês. O termo que é traduzido como cultivo ele tem várias formas e isso vai depender do que se está cultivando (vamos tratar disso daqui a pouco), mas todas as suas formas utilizam um caractere em comum, o Xiu 修. O xiu 修 por si só significa melhora, arrumar, reparar, é um caractere que tem vários usos no chinês e nem todos eles estão envolvidos com cultivo. Nas novels, esse caractere vai aparecer de várias formas, e vamos ver as mais usadas a seguir:

  • Xiu Xing 修行: esta é uma das duas formas mais utilizadas e, em uma tradução mais grosseira, significa praticar o budismo ou taoismo, mas é usada mais para o budismo. Ela tem a ver com o cultivo interno, meditação, mudar os pensamentos ou a mentalidade própria. No geral, essa combinação significa a melhoria própria através da meditação e aparece geralmente em novels onde o cultivo é feito através da meditação.

  • Xiu Lian 修炼: está é a outra forma mais utilizada e também significa praticar o budismo ou taoísmo, utilizado mais para o taoismo. Essa combinação fala sobre a melhoria através das ações, de se conectar com o mundo. Ela é utilizada geralmente em novels em que o cultivo é feito através de lutas e batalhas, onde a pessoa precisa se exercitar para alcançar novos níveis.

Estas duas combinações são as mais comuns a serem traduzidas como cultivo, mas não são as únicas, já que em várias novels existem várias variações no cultivo.

  • Xiu Xin 修行: Esta combinação significa cultivar o coração e está intimamente ligada com a ideia de fortalecimento mental. Para quem acompanhou a novel Emperors Domination da Novel Mania, vocês devem ter visto um exemplo de cultivo do Coração. É o fortalecimento para superar qualquer provação.

  • Xiu Shen 修身: Esta combinação significa cultivar o corpo. Diferente de xiu lian, aqui o significado não é simplesmente o treino, mas sim o fortalecimento do corpo em si. É tomar o Whey e ir para a academia.

  • Xiu Xian 修仙: Quando eu expliquei sobre a diferença de gêneros, eu já tinha falado sobre a palavra Xian, ela significa imortal. Aqui a combinação significa cultivar a mortalidade.

  • Xiu Zhen 修真: Zhen é aquilo que é real, a realidade, em oposto ao que é ilusório ou falso. Em várias novels a gente vê essa dualidade sobre a realidade e o ilusório, como se fosse um tipo de provação que um cultivador tem que passar. Então cultivar a realidade seria não se deixar enganar pelas tentações, pelo caminho mais fácil ou ilusório.

  • Xiu Dao 修道: Finalmente, Dao não preciso explicar né? Dependendo da novel o significado de cultivar o dao pode mudar um pouco. Em certas novels cada cultivador tem o seu dao, em outras o universo tem um conjunto específico de daos que o cultivador pode escolher. Mas o significado da combinação é cultivar o dao.

Normalmente, os tradutores utilizam todas essas combinações como a palavra Cultivo/var e o contexto de encarrega do resto. Nem mesmo os autores parecem levar muito a fundo os significados das palavras já que eles apropriam para um significado próprio para a história dele.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado e como sempre, continuem cultivando o nosso dao da leitura!

Por Luis Gimenes | 20/11/2019 às 12:31 | 6 Comentários
Compartilhe: