CAPÍTULOS
OPÇÕES
Cor de Fundo
CONTROLE DE FONTE
HOME INDEX
Capítulo 14 - Ornamento de Cabelo de Tuuli

Ascendance of a Bookworm (AOB)

Capítulo 14 - Ornamento de Cabelo de Tuuli

Tradução: May | Revisão: DYami

Certa manhã, vários dias depois de eu ficar no portão, Mamãe finalmente terminou o vestido que ela tinha trabalhado tanto para Tuuli.

Fundamentalmente, era um vestido de uma peça costurada com tecido cru. A parte mais extravagante do desenho eram os babados nas mangas e no decote. Em torno de sua cintura havia uma faixa larga com uma cor azul fria que dava ao vestido um toque elegante.

Era fofo, com certeza, mas eu tinha lembranças da moda japonesa, onde as crianças usavam vestidos elegantes, quimonos e roupas geralmente vibrantes em festivais. O vestido de Tuuli não parecia nada demais em comparação.

“Então, Myne? É fofo?“

‘Bem, sim, mas seria mais bonito se você adicionasse mais babados e ornamentos.’ Mas mantive meus pensamentos para mim mesma, porque Mamãe parecia cheia de orgulho e Tuuli estava feliz. Pelos padrões deste mundo, o vestido era certamente mais do que bom o suficiente. Sem mencionar que esse era um vestido que se usava ao visitar um templo sagrado. Talvez um vestido mais chamativo causasse problemas.

‘Eu não deveria falar sobre coisas que não entendo e há muito sobre a moda deste mundo que eu não entendo. Mas há algo que acho que posso falar.’ O cabelo dela. O cabelo de Tuuli tinha ficado muito mais brilhante graças à lavagem e cuidados regulares, mas ela sempre o mantinha preso em uma trança. Se ela planejava mudar seu estilo de cabelo para o festival, um belo enfeite de cabelo acrescentaria muito.

Mas eu precisava aprender mais sobre essas coisas antes de fazer qualquer coisa. Myne era muito jovem para ter qualquer lembrança do batismo.

“É fofo, Tuuli! Mas... e quanto ao seu cabelo? Você vai fazer algo especial para o batismo?”

“Bem, eu não estava pensando em nada...”

‘Tuuli... Vamos. É uma ocasião especial, você tem que misturar um pouco as coisas!’ Eu afundei em meus pensamentos, mas deixei isso de lado e continuei questionando ela. Um enfeite de cabelo ainda poderia funcionar com sua trança normal.

“Hmmm, bem, que tal um enfeite de cabelo? Você vai usar alguma coisa no cabelo?”

“Hm, eu não sei. Será verão, então talvez eu pegue uma flor?”

“De jeito nenhum, isso seria terrível! Pense em como o seu vestido é fofo!”

Era desaprovado que as crianças usassem o cabelo completamente preso, mas trançar estava bem, e poderíamos fazer um enfeite de cabelo se ela não tivesse um. Eu mesma poderia fazer uma de renda. Ainda havia tempo antes do verão.

“Vou fazer um para você, Tuuli! Deixe-me fazer um para você. Definitivamente vai ser super fofo.” No momento em que disse isso, percebi que não tinha as agulhas de que precisava para bordar rendas. Mamãe tinha agulhas para costurar lã, mas eram grossas demais para fazer rendas.

‘...O-Oh não! O que eu faço?!’ O único na minha família que provavelmente poderia criar agulhas do zero era Papai. O bastão de cabelo comprido que Tuuli me deu foi esculpido e lixado por ele, ele até finalizou com uma camada de óleo.

Olhei para o lado, verificando em que tipo de humor papai estava. Vários dias se passaram desde que Otto me ensinou as letras no portão, mas ele ainda estava de mau humor. Eu duvidava que ele fosse muito receptivo se eu implorasse.

“H-Hm, Papai.”

“O que?”

“Você é muito bom com as mãos, não é? Você fez a boneca de Tuuli, certo?”

“B-Bem, sim, praticamente. Ahem! Aaah, por que, você quer uma boneca também?” Ele estava com a testa franzida para mostrar que ele estava bravo, mas, mesmo assim, seus olhos brilharam de expectativa e ele continuou olhando para mim.

“Hm Hmm. Eu quero agulhas de costura.”

“Agulhas de costura? Como o tipo que sua mãe usa? Apenas pegue as dela emprestadas.” O rosto dele pareceu decepcionado no momento em que ele ouviu minha resposta. Ele parecia tão, bem, patético que eu gostaria que ele tentasse pelo menos ser um pouco mais duro.

“Eu quero agulhas muito, muito mais finas do que essas. Eu quero costurar linha, não lã. Pai… acho que seria muito difícil fazer agulhas finas, mas, por favor, faça algumas para mim?” Eu olhei para ele com os olhos úmidos, as mãos cruzadas na frente do meu peito, enquanto fazia a pose de implorar mais fofa que conseguia.

Eu não sabia se este mundo entendia o significado dos olhos de cachorrinho, mas pais de todos os mundos e universos deveriam ser fracos à fofura de sua filha... Com sorte.

Minha fofura deve ter funcionado, pois Papai acariciou a barba por fazer e começou a pensar. “...De madeira está bom?”

“Hunrum! Você pode fazê-las? Elas precisam ser muito finas.”

“Vou tentar.” Provavelmente ajudou a acariciar seu orgulho, pois ele imediatamente pegou algumas facas e começou a entalhar um pedaço de madeira.

Ele estava acostumado a entalhar com facas e trabalhava rápido. A casca do galho fino se foi em um momento, deixando apenas a madeira interna dura. Ele então cortou camada após camada da madeira enquanto olhava para as agulhas mais grossas de Mamãe como referência.

“Isso é fino o suficiente?”

“Hmmm, você poderia deixá-la um pouco mais fina?”

“Tanto assim?”

“Muito!”

Depois de cortar os galhos na espessura adequada, ele trocou as facas e começou a talhar as pontas. Seu trabalho não era bom o suficiente para ser o de um profissional, mas eu com certeza não poderia fazer isso sozinha, então fiquei genuinamente impressionada.

“Você é incrível, Papai! Já parecem boas. Se você as alisasse para que a linha não prendesse e lhes desse um acabamento à óleo, elas ficariam perfeitas.”

“Deixe comigo.” Seu orgulho de pai deve ter sido restaurado com meu elogio, pois Papai começou a trabalhar para alisar as agulhas finas com uma expressão excepcionalmente satisfeita.

“Myne, parece que Papai está todo animado agora. Estou tão feliz!” Tuuli irradiou o sorriso inocente de um anjo.

Eu balancei a cabeça em resposta, dizendo “Hunrum, estou feliz também”, enquanto suava por dentro. ‘É minha culpa que ele estava chateado em primeiro lugar, hahaha...’

Como papai estava trabalhando muito nas minhas agulhas, comecei a procurar linha para poder começar a trabalhar assim que estivessem prontas. Tínhamos muito fio sobrando desde que mamãe preparou bastante para o vestido de Tuuli. As linhas brancas e as não acabadas que ela usava para costurar tecidos ainda seriam úteis para ela. Mas a linha colorida que ela usou para os babados e a faixa tinha apenas um punhado restantes. Elas não seriam tão úteis.

“Mamãe, posso ficar com o resto da linha colorida?”

“Para que você quer isso?” Mamãe, surpresa por eu querer a linha, me lançou um olhar perplexo.

“Quero experimentar criar (renda). Tuuli precisa de um enfeite de cabelo.”

Minha mãe japonesa não apenas me ensinou a fazer cestos, ela experimentou todos os tipos de artes e ofícios, levando-me junto. Eu realmente gostaria que ela não tivesse se incomodado, mas ela estava determinada a me interessar por algo além de livros e me deixou envolvida em qualquer que fosse a última moda.

Basicamente, eu tinha tanta experiência com um milhão de coisas aleatórias quanto ela. E uma dessas coisas aleatórias era a renda, que na verdade acabou sendo relativamente útil para mim naquela época. Eu estava confiante de que poderia fazer um enfeite de renda se tivesse as ferramentas. Minha vida como Urano havia acabado, mas minha experiência anterior continuava sendo útil de maneiras inesperadas.

Dito isso, já que Mamãe não tinha como saber sobre minha vida passada, ela estava hesitante em me dar um fio. Ela definitivamente pensou que fazer isso seria apenas um desperdício de tempo, dada a frequência com que eu “desperdicei” coisas antes.

“Ela só vai precisar de um enfeite para o batismo, sabe. Por que desperdiçar linha em algo tão frívolo? Uma flor é mais do que boa. Tuuli já é fofa o suficiente.”

“Se há uma maneira de torná-la mais fofa, é errado não tentar! Fofura é justiça!” Eu cerrei meu punho para mostrar minha determinação, mas Mamãe apenas suspirou por algum motivo e se virou de costas para mim, sinalizando que a conversa havia acabado.

Eu rapidamente agarrei sua saia e comecei a implorar. “Por favor, Mamãeeee. Eu só preciso da linha extra. Quero usar as agulhas que papai se esforçou para fazer para mim! Ele está quase terminando elas. Por favoooor.”

Olhei para Papai em busca de ajuda, sugerindo que as agulhas seriam desperdiçadas sem linha.

Ele deve ter entendido o significado do meu olhar e, talvez temendo que seus esforços fossem desperdiçados, ou talvez temendo perder meu respeito, me apoiou.

“Effa, não é sempre que Myne se interessa por costura. Por que não dar a ela um pouco de sua linha extra?”

“...Você está certo.” Depois de pensar um pouco sobre isso, Mamãe relutantemente me deu um fio muito curto para ela fazer qualquer coisa.0

“Yay! Obrigado, Mamãe. Eu te amo, Papai.” Eu atirei meus punhos no ar, mostrando minha felicidade. Papai sorriu. Ele sorriu tão, tão forte enquanto acelerava seu processo de criar a agulha.

‘Eu me pergunto se todos os pais agem assim quando sua filha é doce com eles. Bem... Agora que ele está feliz, acho que está tudo bem se eu parar de me preocupar com ele um pouco?’ Papai me deu as agulhas, embaladas desconfortavelmente cheias de seu amor paternal, então eu fui e comecei o rendado imediatamente. O primeiro foi fazer um buquê de pequenas flores.

Mexe, mexe, mexe, mexe...

Bordar exigia tecer firmemente os fios, assim como fazer o falso-papiro, então eu precisava de alguma determinação firme para ter sucesso. Mas desde então eu estava fazendo flores minúsculas e levei quinze minutos para terminar apenas uma.

Coloquei a flor amarela na mesa e comecei a trabalhar na próxima. Tuuli olhou para a flor de renda com admiração antes de inclinar um pouco a cabeça em confusão.

“Não é um pouco pequena?”

“O enfeite vai ser um monte de pequenas flores juntas.”

‘Entenda... Fazer uma flor grande seria um problema se eu ficasse entediada na metade, certo?’ Mais uma vez, guardei meus pensamentos para mim mesma.

Eu tinha falado muito e agora precisava terminar o enfeite para Tuuli de qualquer maneira. Um projeto construído em torno de pequenas flores permitia que eu desse uma pausa sempre que quisesse.

Para falar a verdade, nos meus tempos como Urano, desisti de muitos projetos grandes antes de terminá-los. Prever problemas e evitá-los antes que acontecessem fazia certo sentido.

“Pensei em fazer uma fita de renda, mas precisaria ser longa o suficiente para amarrar e seria um problema se acabasse a linha da mesma cor antes de terminar. Então, vou apenas fazer muitas pequenas flores.”

“Você realmente pensou em tudo, Myne.”

“Claro que sim! Estou fazendo tudo isso por você, Tuuli.” DYami: Aham, sei...

Eu me esforcei para fazer um enfeite de cabelo fofo para Tuuli, como agradecimento por sempre cuidar de mim. Já que eu estaria juntando flores prontas, não importaria se eu parasse no meio do caminho, ficasse sem linha ou precisasse trocar as cores para continuar. Nenhum fio seria desperdiçado.

Mexe, mexe, mexe, mexe...

Senti alguém olhando para mim depois de fazer várias flores e instintivamente olhei para cima.

Mamãe estava olhando para minhas mãos, em transe. Visto que ser bom em costura era um requisito para ser uma dama, todos reconheciam Mamãe como uma dama. Isso provavelmente a levou a se interessar por todos os tipos de costura.

Ela pegou as flores prontas e as segurou nas mãos. “...Isso não parece muito difícil de fazer.”

“Você está tão acostumada a costurar lã e outras coisas, acho que se você aprendesse seria muito melhor nisso do que eu. Quer tentar?”

Entreguei minhas agulhas à Mamãe e ela começou a trabalhar, olhando as pequenas flores. Ela ocasionalmente parava para mexer nas flores, e em um momento ela tinha terminado uma das suas.

‘Uau! Exatamente o que eu esperava de uma dama da costura. Ela aprendeu como fazê-las apenas olhando para elas. Enquanto isso, levei uma eternidade para aprender, mesmo sendo ensinada passo a passo, já que simplesmente não me importava.’

“Isso está muito bom, Mamãe.”

“Estou mais impressionada que você soube fazer isso em primeiro lugar, Myne. Já fiz cachecóis e suéteres, mas nunca pensei em fazer enfeites como este antes.”

Neste mundo onde era preciso tudo para permanecer vivo, a maioria das pessoas não tinha liberdade para se preocupar com a decoração. Ninguém fazia enfeites de cabelo assim, e Mamãe pode nunca ter visto renda alguma em toda a sua vida. Eu sabia sobre esse tipo de coisa desde que fui criada em um mundo onde prender decorações às roupas era normal, mas mesmo pequenas flores de renda eram estranhas neste mundo.

“Então, Myne. Como você vai colocar todas essas pequenas flores na cabeça dela?” Mamãe não conseguia imaginar como o produto completo ficaria com as flores espalhadas, então dei a ela a explicação mais simples que pude.

“Hmmm, bem, vamos fazer uma bola com essas sobras e costurar cada flor nela uma por uma. Vai se parecer com um buquê de flores, entendeu? Então, vamos apenas colocar um (alfinete) nela e... espere, um (alfinete)?!”

O sangue sumiu do meu rosto. Até deixei escapar um pequeno grito, que fez Mamãe pular de surpresa.

“O que há de errado, Myne?!”

“Ah, não... Não temos um (alfinete).”

‘Isso é um grande problema! Não acho que este mundo tenha alfinetes. Pelo menos nunca os vi aqui. Este é um mundo sem elásticos de cabelo! Um mundo onde todos prendem seus cabelos com pequenos fios! O que vai acontecer com meu precioso enfeite?!’

“P-P-Papaaai!” Explicar com palavras seria difícil, então peguei minha lousa e esbocei o que precisava. “Eu quero um pequeno grampo de cabelo como o meu, exceto que tenha uma extremidade plana com um pequeno furo! Você pode fazer um?!”

“Heh, isso vai ser mais fácil do que suas agulhas.”

“Sério?! Você é incrível, Papai! Eu nunca respeitei ninguém tanto na minha vida!” Fiquei tão emocionada que abracei Tuuli com força enquanto Papai murmurava para si mesmo: “Hehehe. Eu venci você, Otto.” Aparentemente, ele estava competindo secretamente com Otto.

Meu pai fez um pequeno grampo de cabelo para mim com entusiasmo, então eu o peguei e costurei o mini buquê nele, como se fosse um botão.

“Ok, pronto! Tuuli, coloque seu vestido e sente-se aqui, por favor.”

Usando seu vestido de verão, Tuuli sentou-se no assento mais próximo da fornalha. Eu deslizei minha própria cadeira atrás dela e fiquei em cima dela depois de tirar meus sapatos. Em seguida, desfiz a trança de Tuuli, penteei seu cabelo e comecei as tranças dos dois lados.

O cabelo de Tuuli era fofo e tinha um permanente natural, então parei as tranças no meio para dar a ela uma aparência mais elegante que com certeza deslumbraria qualquer um que a visse. Para terminar as coisas, enfiei o grampo do enfeite no velho barbante que prendia as tranças juntas. As pequenas flores brancas, azuis e amarelas ficavam ótimas em seu cabelo verde.

“Sim, super fofo!”

“Minha nossa! Você está adorável, Tuuli!”

“Você tem boas mãos, Myne. Talvez você tenha um futuro trabalhando com suas mãos?"

Tuuli, sorrindo com o elogio de sua família, virou-se para todos os lados enquanto tocava seu cabelo com o enfeite.


insert5

Mas, eventualmente, ela fez beicinho. “Myne, você colocou na parte de trás da minha cabeça. Não consigo ver de jeito nenhum.”

“Isso é verdade, mas... o que você pode fazer?”

“Bem, ainda quero saber como está.”

Nossa casa não tinha espelhos, então não tive como mostrar a ela como era. Pensei por um segundo no que poderia fazer e, embora não fosse a melhor solução, Tuuli parecia tão frustrada que desfiz seu enfeite e o coloquei em mim mesma, ao lado do meu próprio grampo de cabelo.

“É parecido com isso. O que você acha?”

“Uaaaau, fofo! Você está maravilhosa! Hum, Mamãe? Eu também estava assim?” Tuuli gritou de entusiasmo ao ver como ficava o enfeite em mim.

“Myne trançou seu cabelo e pintou as flores para combinar com você, então você parecia ainda mais bonita, Tuuli.”

“Uaaaau... Huh. Hahahaha... Obrigada gente. Eu estou realmente feliz.” Tuuli abriu um sorriso ridiculamente feliz e corou enquanto tirava o enfeite do meu cabelo.


E assim, a roupa especial de Tuuli foi concluída antes da primavera. Não havia dúvidas de que ela seria a estrela do batismo deste verão.

Além disso, Mamãe acabou viciada em renda e, antes que eu percebesse, as agulhas que papai fez para mim estavam em sua caixa de costura.

Por DYami | 22/12/20 às 21:54 | Aventura, Fantasia, Sobrenatural, Drama, Comédia, Shoujo, Slice of Life, Reencarnação, Japonesa