CAPÍTULOS
OPÇÕES
Cor de Fundo
CONTROLE DE FONTE
HOME INDEX
Capítulo 5 - Sol Um, Festa da Comida Enlatada

Dead On Mars (DOM)

Capítulo 5 - Sol Um, Festa da Comida Enlatada

Tradução: Morninglory | Revisão: Shinohana | QC: Morninglory

Depois que a inspeção do oxigênio foi feita, a próxima etapa foi a verificação da água.

A água era tão preciosa quanto o oxigênio. Sem ela, Tang Yue não poderia viver mais do que três sóis.

Na estação Kunlun, oxigênio e água eram recicláveis. Eles estavam mutuamente ligados enquanto trabalhavam em coordenação.

O sistema de suporte de vida liberaria oxigênio por eletrólise, então hidrogênio e dióxido de carbono poderiam ser usados para produzir água.

Todo o esgoto era reciclado no Hab, incluindo vapor, urina e fezes. Os banheiros da Estação Kunlun eram máquinas de sucção extremamente potentes que podiam extrair toda a umidade dos dejetos humanos.

A urina seria desidratada, transformando-se em cristais de ureia e ácido úrico. As fezes estariam tão secas quanto a areia. Então, eles seriam embalados a vácuo e trazidos de volta à Terra.

Tom Cat costumava dizer a Tang Yue que a sopa que ele tinha em sua tigela ainda estava misturada com merda de apenas dez minutos atrás.

Estava tudo bem se fosse sua própria merda, mas Tom Cat adorava apontar que a sopa em sua tigela estava misturada com a merda do Velho Zheng de dez minutos atrás.

O velho Zheng era um dos membros da equipe da expedição. Ele era um homem de meia-idade bastante assustador. Cada vez que ele cagava, ele contaminava o ar de toda a Estação Kunlun; portanto, todos buscariam refúgio sempre que ele usasse o banheiro.

Isso era inaceitável.

“Você usa uma média de 1,56 kg de água potável a cada sol. 1,20 kg vem de alimentos reconstituídos. Para produzir oxigênio, são necessários 0,92 kg de água para a eletrólise.

Tom Cat começou a fazer as contas.

“Ou seja, você precisa usar 3,68 quilos de água a cada sol. Além disso, você precisa tomar banho todas as semanas. Isso exigirá que você gaste cerca de 5 kg de água.”

“E a reciclagem?” Tang Yue perguntou.

“A reciclagem da água vem principalmente da urina, fezes, respiração, suor e outras condensações de água”, respondeu Tomcat. “Em média, você produz 1,49 kg de urina por sol...”

Tang Yue foi pego de surpresa. "Eu faço tanto xixi assim?"

"Você não está ciente de quanto xixi você faz?" Tom Cat disse. “Esses são os números calculados pelo computador. Em média, você produz 120 gramas de fezes por sol.”

Tang Yue ficou em silêncio por alguns segundos.

“Você não tem que me dizer quanta merda eu produzo num sol. Você faz parecer que sou uma máquina criadora de merda inútil..."

“Além disso, sua respiração e suor a cada sol produzirão 1,6 quilo de vapor d'água. Outras atividades metabólicas produzirão um total de 0,34 kg”, disse Tom Cat. “O reaproveitador de água da estação Kunlun tem uma eficiência máxima de 96%. Isso também significa que a Estação Kunlun é capaz de produzir 3,4 kg de água potável limpa por sol.”

“Eu gasto 3,68 kg de água por sol, mas apenas 3,4 kg podem ser reciclados?” Tang Yue perguntou. “Há um déficit diário de 0,28 kg?”

Tom Cat acenou com a cabeça.

Em resposta, Tang Yue franziu a testa.

Menos de 300 gramas de água dificilmente encheria uma garrafa de água mineral padrão de 500 mililitros.

Na Terra, ele não teria se incomodado com isso, mas agora Tang Yue ganhou uma compreensão mais profunda da frase "água é vida".

O déficit de menos de 300 gramas determinou diretamente seu tempo de vida restante.

Ao gastar 3,68 quilos e ter 3,4 quilos reabastecidos, havia uma perda constante. A estação Kunlun perderia 280 gramas de água a cada sol, e a quantidade total de água chegaria gradualmente a zero.

Depois que toda a água do Hab fosse usada, Tang Yue teria seu fim.

“Quanta água temos no total?”

“1.200 litros,” Tom Cat respondeu, “Ou seja 1.200 quilogramas.”Morninglory: A água é usada como base fisica para muitas comparações, por isso a equivalência de Litros e Kg entre ela é de 1 pra 1 ,(Em condições normais de ATM e pressão terrestres, em Marte já não sei).

A uma taxa de perda de 300 gramas por sol, essa quantidade de água pode ser usada para... Tang Yue fez um cálculo mental. “4.000 sóis.”

“Essa é a situação mais ideal. Na realidade, definitivamente não chegaria a 4.000 sóis. Você não é o único que gasta água na Estação Kunlun. Além disso, conforme o reaproveitador de água envelhece, sua eficiência cairá constantemente”, lembrou Tomcat. “Acredito que seria a situação mais ideal se a água que você tem pudesse durar 3.000 sóis.”

3.000 sóis.

Cerca de oito anos terrestres.

Tang Yue sentou-se no chão, de frente para o manual de manutenção da Estação Kunlun aberto, antes de suspirar.

“Já sou bastante abençoado pelos céus se conseguir viver mais oito anos. Estou muito satisfeito com isso.”

A Terra já havia sumido. Ele não teria sorte se pudesse viver mais oito anos após isso? O Rei do Inferno estava realmente dando algum respeito a ele.

“Você está colocando a carroça na frente dos bois se está afirmando ser capaz de viver mais oito anos”, Tom Cat impolidamente destruiu o lindo sonho de Tang Yue. “O próximo passo é fazer um inventário da comida.”

A comida era a terceira necessidade que precisava ser avaliada. Oxigênio insuficiente sufocaria Tang Yue até a morte; água insuficiente o desidrataria até a morte, e comida insuficiente o faria morrer de fome.

A falta de qualquer um deles era mortal.

Tang Yue se esforçou muito para tirar toda a comida que tinha embalado.

A comida era diferente do oxigênio e da água. Além de seu peso e volume, ele ocupava espaço. A maioria dos pacotes eram fontes restantes das expedições passadas.

Por alguma razão, os humanos não tinham muito apetite em Marte. Suas papilas gustativas se sentiriam dormentes, e independentemente de quão saborosa a comida era, tinha gosto de papelão em suas bocas.

Portanto, Tang Yue e companhia tinham forçado-se a comer, comendo o mínimo que eram obrigados a consumir.

Da expedição anterior ainda restava muita comida. A maior parte era comida instantânea ou comida semi-processada.

Na Estação Kunlun, eles não precisavam recorrer a comer pasta de dente, como seus antecessores, pois havia um forno de cozimento e um forno de micro-ondas. Graças à gravidade de Marte, não havia preocupação de que talheres e comida voassem fora de controle. Conseqüentemente, processar o alimento na Estação Kunlun era muito mais conveniente do que no ISS. A cozinha era quase uma réplica dos designs na Terra.

Em teoria, a Estação Kunlun estava equipada com um conjunto completo de talheres que tornavam até mesmo a Festa Imperial de Manchu HanMorninglory: "Festa Imperial Manchu-Han - Manchu–Han Imperial Feast - qaz.wiki" https://pt.qaz.wiki/wiki/Manchu_Han_Imperial_Feast uma possibilidade.

No entanto, devido à necessidade de conservar água e eletricidade, todos os alimentos enviados a Marte eram produtos semi-completos que haviam sido submetidos à pasteurização e tratamento de congelamento.

Além disso, não havia meios de transportar frutas e vegetais frescos, devido à viagem de um ano que levaria da Terra para Marte. Qualquer coisa teria apodrecido quando chegasse.

Tang Yue abriu uma caixa atrás da outra.

“Carne, embalada a vácuo, salgada em conservantes. Prazo de validade de dois anos.” Tang Yue tirou um enorme pedaço de carne da caixa e colocou-o em uma prateleira. “20 quilogramas. Quando misturado com outra comida, isso pode me sustentar por dois meses sem nenhum problema, certo?”

Tom Cat acenou com a cabeça.

“Carne de peito de frango. salgado em conservantes. Prazo de validade de dois anos.” Tang Yue tirou um saco enorme de carne de peito de frango. "20 kg. Isso também pode me alimentar por dois meses."

Os grandes pedaços de carne e peito de frango foram selados em embalagens á leves. Estes produtos de carne foram pasteurizados a altas temperaturas na Terra e continham uma certa quantidade de umidade. Finalmente, foram selados em blocos de vácuo macios.

Embora fossem, em essência, produtos enlatados, suas embalagens leves os tornavam muito mais leves do que alimentos enlatados metálicos. Além disso, eles não ocupavam muito espaço.

Em teoria, essas carnes podiam ser comidas diretamente, mas eram originalmente usadas para cozinhar, como ingredientes crus para filés... O quadro de funcionários permanente da Estação Kunlun era de seis pessoas, então toda a comida foi preparada para seis pessoas. Vinte quilos de carne estariam realmente consumidos em uma semana.

Mas agora que Tang Yue era o único, ele poderia comer isso por dois meses se apertasse o cinto.

Tang Yue tirou todos os ingredientes de grande porte da caixa e os empilhou nas prateleiras ou no chão.

"Quanto tempo essa comida pode durar para você?" Tom Cat perguntou.

Tang Yue fez uma estimativa. “Se eu não considerar minha qualidade de vida, provavelmente não morrerei de fome em um ano, suponho?”

Por Morninglory | 09/11/20 às 21:56 | Ação, Romance, Chinesa, Drama, Comédia, Ficção Cientifica, Tragédia, Horror, Chinês, Sci-fi, Inteligência Artificial, Colonização de Marte